Compartilhe
Em evento realizado no dia 27 de março no Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon, a Centro-Oeste Airports apresentou o planejamento das reformas que estão sendo realizadas nos quatro aeroportos que administra – das cidades de Cuiabá, Sinop, Alta Floresta e Rondonópolis, todos em Mato Grosso. O investimento, de cerca de R$ 500 milhões, tornará os empreendimentos maiores, mais modernos, seguros e eficientes.
“Essas novas portas de entrada de Mato Grosso estarão prontas para receber ainda mais voos, com mais passageiros e mais negócios, impulsionando ainda mais a economia do nosso estado com elevado nível de conforto, segurança e várias comodidades, conforme acertado com o poder concedente desde o início da concessão. Trabalhamos diariamente para entregar aeroportos ainda melhores para todos, e esse investimento de R$ 500 milhões indica a nossa seriedade nesse assunto”, explica Marco Migliorini, diretor-presidente da Centro-Oeste Airports.
Durante o encontro, foram apresentadas em vídeo as projeções de como os aeroportos ficarão após as reformas, que serão concluídas até o final do ano. Os presentes ainda puderam fazer uma visita guiada pelo canteiro de obras do Aeroporto Internacional de Cuiabá. “Tivemos a oportunidade de mostrar em detalhes, ao lado de nossos parceiros, todos os planos de modernização para os nossos quatro aeroportos em Mato Grosso. A população está muito ansiosa por isso, mas tenho certeza que ficará extremamente satisfeita após o término das reformas, ainda neste ano”, acrescentou Migliorini.
Os projetos
O processo de requalificação, iniciado assim que a COA assumiu a operação dos aeroportos, no fim de 2019, já assegurou uma extensa lista de melhorias, mas ainda há muitas novidades a caminho. No Aeroporto Internacional de Cuiabá, a reforma vai resultar em um terminal de passageiros maior, mais moderno e funcional, com ampliações em todos os setores. Destaque para as áreas de embarque e para o saguão, que terão aumento de 50% em seu espaço físico.
O Aeroporto de Sinop terá um terminal quase 300% maior em relação ao atual, saltando de 1.400 m² para mais de 6.000 m². Além disso, haverá expansão da pista de pouso e decolagem e do pátio de aeronaves, este último em concreto. Todo o lado ar será revitalizado com aumento da sua capacidade operacional e com incremento na segurança.
No Aeroporto de Alta Floresta, o terminal vai passar dos atuais 980 m² de área para 2.300 m². No lado ar, as obras vão resultar em uma faixa de segurança maior e novas áreas de segurança de final de pista, novo cercamento, implantação de PAPIs e ampliação do pátio de aeronaves, com incremento da capacidade operacional e da segurança.
Em Rondonópolis, o aeroporto mais que dobrará de tamanho – de 993 m² para 2.300 m². Ainda, todo o lado ar será revitalizado: pavimentos, faixa de segurança e novo pátio, que será ampliado com ilhas de concreto. As melhorias trarão aumento da capacidade operacional e incremento na segurança do empreendimento.
Com mais espaço e capacidade, os empreendimentos passam a ter mais opções de serviços, lojas e restaurantes, além de uma infraestrutura muito mais moderna e confortável.