Compartilhe
Em 29 de junho, foi lançado oficialmente o Projeto Sou Amigo da Fauna, em São Paulo, que visa combater o tráfico de animais silvestres, a caça e a pesca ilegais – a terceira atividade ilícita mais praticada no mundo. Em uma iniciativa das organizações não governamentais AMPARA Silvestre, Instituto Libio, Onçafari e SOS Pantanal, o projeto recebe o apoio da Socicam e da Azul Linhas Aéreas.
Com a maior biodiversidade do planeta, o Brasil é um dos principais alvos de traficantes de animais silvestres. Por isso, o projeto visa conscientizar agentes do poder público e da iniciativa privada, além da sociedade civil, sobre a importância de combater esse crime.
“Nos aeroportos da Socicam, temos um trabalho consistente e consolidado de manejo de fauna e flora e desenvolvemos uma série de ações socioambientais que envolvem toda a comunidade do entorno dos empreendimentos. Falando especificamente dos quatro aeroportos administrados pela COA, localizados no estado de Mato Grosso, que abriga uma das maiores biodiversidades do planeta, eles são, justamente por isso, alvo de criminosos que veem na nossa fauna uma oportunidade de ganhar dinheiro de maneira cruel com o tráfico de animais”, explica Lorena Costantini, coordenadora de Meio Ambiente da Centro-Oeste Airports.
No Brasil, mais de 86 mil animais foram aprendidos em apenas dois anos, sendo 400 espécies de aves nativas, em um mercado que movimenta mais de 23 bilhões de dólares por ano no mundo todo. “O cenário é especialmente triste para mim, como bióloga e defensora da causa ambiental: a cada 10 animais retirados da natureza por traficantes, apenas um sobrevive”, acrescenta Costantini.
Os quatro aeroportos administrados pela Centro-Oeste Airports estão inseridos no projeto, além de outros aeroportos administrados pela Socicam. São eles: Aeroporto de Alta Floresta (MT); Aeroporto de Rondonópolis (MT); Aeroporto de Sinop (MT); Aeroporto Internacional de Cuiabá (MT); Aeroporto de Vitória da Conquista (BA); Aeroporto de Ilhéus (BA); Aeroporto de Una-Comandatuba (BA); Aeroporto de Caldas Novas (GO); Aeroporto da Zona da Mata (MG); Aeroporto de Araçatuba (SP); Aeroporto de Presidente Prudente (SP); Aeroporto de São José do Rio Preto (SP); e Aeroporto de Chapecó (SC).
Para mais informações, acesse o site do projeto: souamigodafauna.com.br