Compartilhe
A Centro-Oeste Airports (COA) concluiu o processo de ampliação e modernização dos quatro aeroportos sob sua gestão em Mato Grosso. O Aeroporto Internacional de Cuiabá e os aeroportos de Sinop, Alta Floresta e Rondonópolis foram entregues completamente renovados, após investimento de cerca de R$ 570 milhões.
As intervenções na principal porta de entrada do estado, o Aeroporto Internacional de Cuiabá, resultaram em um terminal completamente reformulado, mais amplo, moderno e funcional, expandido em todos os setores, com destaque para as áreas de embarque e saguão, que ganharam espaço físico 50% maior. O aumento foi de cerca de 39% na sala de embarque, 21% no saguão de embarque e 48% no embarque remoto.
O empreendimento ainda ganhou novos sistemas de climatização, de controle de infraestrutura e operação aérea, de comunicação com os passageiros e de informação de voo. A prestação de serviço ao passageiro também evoluiu, com nova praça de alimentação e várias novas operações entre lojas e serviços.
Com nova estrutura, o Aeroporto de Sinop oferece mais eficiência, segurança, conforto e comodidade para todos os seus frequentadores. As mudanças no local são superlativas: o terminal de passageiros passou de 1.545 m² para 6.049 m², ampliação de quase 300% que beneficiou todas as áreas internas, como a sala de embarque, que aumentou de 420 m² para 1.160 m², e a área de desembarque, que saltou de 120 m² para 820 m². Todas as outras estruturas foram aprimoradas e modernizadas, com destaque para os sistemas de climatização, controle de infraestrutura, informação de voo, comunicação e segurança operacional.
Os principais destaques do novo Aeroporto de Alta Floresta ficam pelo terminal de passageiros 120% maior (agora com 2.153 m², substituindo o de 980 m²), com uma sala de desembarque 200% mais ampla e muito mais confortável. A sala de embarque passou de 130 m² para 390 m² e, no desembarque, o espaço mudou de 130 m² para 292 m². As áreas mais amplas do novo aeroporto dão conta de mais conforto e sobretudo contribuem para uma melhor experiência de viagem, com modernos sistemas de climatização, de informação de voo, de comunicação e de segurança. No lado ar, dentre as melhorias, houve aumento da faixa de segurança, construção de novas áreas de segurança no final da pista, implantação de PAPIs e ampliação do pátio de aeronaves, garantindo elevação da capacidade operacional e incremento na segurança.
O Aeroporto de Rondonópolis também ganhou um novo terminal de passageiros, com mais que o dobro do tamanho do anterior – passou de 993 m² para 2.384 m² –, gerando mais conforto com estrutura muito mais bonita e moderna. A sala de embarque aumentou em 252%, saindo de 109 m² para 384 m², e a sala de desembarque também cresceu consideravelmente, de 89 m² para 295 m². Há, como nos outros, melhorias estruturais importantes e que geram mais comodidade e conforto, como o aumento no número de sanitários – de 4 para 12, sendo 6 deles acessíveis – e a modernização dos espaços. O novo terminal conta com sistemas de última geração de ar-condicionado, controle de infraestrutura, informação de voo e comunicação. Com foco em segurança operacional, todo o lado ar foi revitalizado, com novos pavimentos, faixa de segurança e pátio de aeronaves, maior e feito em concreto, trazendo aumento da capacidade operacional e incremento na segurança.
A ampliação e modernização das infraestruturas aeroportuárias não apenas melhoram a eficiência e a segurança do transporte aéreo, mas impulsionam novos negócios e fortalecem a economia local. Ao oferecer mais conforto e facilidade nos deslocamentos, Mato Grosso está mais preparado para receber visitantes e investidores, promovendo o crescimento econômico e beneficiando toda a população.