Pular para o conteúdo

Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon recebe treinamento para situações de risco

Compartilhe

Em 10 de novembro, seguindo a legislação da Agência Nacional de Aviação Civil, o Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon, em Várzea Grande, realizou dois treinamentos com os membros do Plano de Contingência de Segurança Contra Atos de Interferência Ilícita, em coordenação com a Polícia Federal.

Aproximadamente 70 pessoas, entre eles 15 passageiros e 3 tripulantes, participaram do Exercício Simulado de Apoderamento Ilícito de Aeronave e do Exercício Simulado de Ameaça de Bomba, realizados com o apoio de um ônibus da COA. Os simulados permitem ao aeroporto avaliar a eficácia dos procedimentos de segurança preestabelecidos e verificar na prática o que pode ser modificado ou melhorado.

Em situações extremas como essas, todas as áreas envolvidas devem seguir um protocolo predefinido pelo Centro de Operações de Emergência, prevendo tomadas de atitudes em cinco frentes: decisão, operacional, tático, negociação e apoio. O objetivo dos protocolos é mitigar os riscos e o perigo para passageiros e profissionais envolvidos nessas situações.

“São procedimentos extremamente necessários e exigidos pela ANAC. Todos esperam que nunca precisemos utilizar esses conhecimentos na prática, mas, caso isso seja necessário, estamos prontos e capacitados para agir da forma mais segura possível”, explicou Marco Migliorini, diretor-presidente da Centro-Oeste Airports.