Pular para o conteúdo

Aeroportos da COA celebram Dia Mundial da Vida Selvagem

Compartilhe

Os aeroportos administrados pela Centro-Oeste Airports (COA) realizaram uma série de ações, ao longo do mês de março, para celebrar o Dia Mundial da Vida Selvagem. Instituída pela Organização das Nações Unidas no dia 3 de março de 1973, com o objetivo de comemorar e ampliar a consciência social sobre a fauna e a flora selvagens no mundo todo, a data foi comemorada nos aeroportos de Sinop, Rondonópolis e Cuiabá.

As atividades, realizadas em parceria com instituições locais, fazem parte do Projeto Primeira Decolagem, que tem como objetivo a promoção de atividades de educação socioambiental a fim de despertar e estimular a consciência de crianças, jovens e adultos sobre os impactos de nossas escolhas para o meio ambiente e o planeta.

“Esse é um tema muito importante para todos aqui na COA. Estamos inseridos em uma região que concentra parte de três biomas do país, Pantanal, Amazônia e Cerrado. Por isso, as matas e os animais silvestres são pautas importantíssimas para nós, e a conscientização da população local sobre esse tema é de fundamental importância para um convívio saudável e respeitoso”, explicou Lorena Costantini, Coordenadora de Meio Ambiente da Centro-Oeste Airports.

Palestras

Em 9 de março, alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Marechal Dutra, em Rondonópolis, participaram de uma palestra sobre o Dia Mundial da Vida Selvagem, que abordou fatos sobre o tráfico de animais silvestres na região e a importância de combatê-lo.

Já em Cuiabá, a palestra, também para alunos do terceiro ano do ensino médio, foi realizada dia 17 de março na Escola Estadual Professora Adalgisa de Barros. Alguns dos temas debatidos foram a importância da vida selvagem e a manutenção da biodiversidade no Brasil. Foram abordados a fauna, a flora e as características de cada grupo, além de manejo e afugentamento de animais, mostrando o que pode ser feito em cada ocorrência, com apresentação dos equipamentos utilizados para as atividades. O tráfico de animais silvestres também teve destaque no evento. Foram expostos os malefícios desta ação para a biodiversidade e o impacto desse crime para a saúde da comunidade.

Em Sinop, a equipe de Meio Ambiente do Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo realizou duas palestras, uma sobre procedimentos para identificação de fauna e outra sobre manejo. Com a presença de 120 alunos do oitavo ano do Colégio Estadual Cleufa Hubner, foram apresentadas noções básicas sobre mamíferos, aves, répteis e invertebrados e maneiras de identificá-los e manipulá-los adequadamente. A ação também buscou conscientizar os alunos sobre o papel fundamental dos animais silvestres para o equilíbrio da natureza, uma vez que estão ligados a dispersão de sementes e pólen, reciclagem de nutrientes, controle de populações de outras espécies entre muitas outras.