Aeroportos da COA movimentaram cerca de 3,3 milhões de passageiros em 2023
Compartilhe
Os quatro maiores aeroportos de Mato Grosso – Marechal Rondon (Cuiabá), Maestro Marinho Franco (Rondonópolis), Presidente João Batista Figueiredo (Sinop) e Piloto Osvaldo Marques Dias (Alta Floresta) –, todos administrados pela Centro-Oeste Airports (COA), receberam cerca de 3,3 milhões de passageiros em 2023, com aumento de 4% na movimentação de aeronaves em relação ao ano anterior, com mais de 50 mil pousos e decolagens.
“Tivemos mais um ano importante para os aeroportos da COA. Mesmo com as variações nos preços das passagens aéreas, os números se mantiveram no patamar de 2022, e as melhorias recorrentes feitas nos empreendimentos auxiliaram na manutenção dos voos e na criação de novas rotas. Além disso, em 2023 iniciamos as obras de modernização e ampliação dos aeroportos, um ano com saldo extremamente positivo para a aviação civil do estado”, explica Marco Migliorini, diretor-presidente da COA.
O Aeroporto de Sinop, assim como em 2022, registrou novo recorde de passageiros, com quase 344 mil embarques e desembarques – aumento de 11% em relação ao ano anterior. Em relação à movimentação de aeronaves, foram mais de 2.600 pousos e decolagens – número que se manteve estável. Já o Aeroporto de Rondonópolis, que havia registrado aumento de 32% na movimentação de passageiros em 2022 (na comparação com 2021), registrou crescimento também em 2023: mais de 51 mil pessoas embarcaram ou desembarcaram no empreendimento – crescimento de 20% em relação ao ano anterior – em mais de 560 pousos e decolagens, incremento de 6%.
A movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional de Cuiabá se manteve estável, com quase 3 milhões de embarques e desembarques – redução de 3% quando comparada com 2022. Já a quantidade de aeronaves registrou números positivos, com mais de 46 mil pousos e decolagens – aumento de 5% em relação ao ano anterior. Por fim, o Aeroporto de Alta Floresta registrou queda de 5% na movimentação de passageiros – quase 52 mil pessoas embarcaram ou desembarcaram no empreendimento – e diminuição de 8% na movimentação de aeronaves – foram 564 pousos e decolagens no ano.
“Os planos para 2024 são os melhores possíveis. Com a modernização e a ampliação, teremos empreendimentos mais eficientes e confortáveis, com melhorias importantes na parte operacional. Os novos e remodelados terminais de passageiros estão na parte final das obras, enquanto realizamos outras ações junto ao órgão regulador. Com esses processos superados, os novos terminais entrarão em operação em Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta, e poderemos usufruir de todas as novidades no Aeroporto Internacional de Cuiabá”, finaliza Migliorini.