COA celebra Dia da Terra em Alta Floresta, Sinop e Cuiabá
Compartilhe
A Centro-Oeste Airports celebrou o Dia da Terra – 22 de abril – com atividades em áreas próximas aos aeroportos de Alta Floresta, Sinop e Cuiabá. A iniciativa, parte do Projeto Primeira Decolagem, busca levar à comunidade aeroportuária e aos moradores do entorno dos aeroportos projetos sociais e de sustentabilidade para ajudar na transformação de toda a região.
A primeira das ações aconteceu em Alta Floresta, no próprio dia 22. Em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso, a Prefeitura de Alta Floresta, a Secretaria de Agricultura e Pecuária, a SVS Arquitetura e Construções e a Rede de Sementes do Portal da Amazonia, o time da COA realizou o plantio de 800 mudas de espécies como cedro, urucum, cajá, entre outras. O evento gerou uma ação contínua, que deve se estender até o fim do ano e prevê a próxima etapa para os dias 10 e 11 de maio, com mais 1,2 mil mudas plantadas. O ciclo do projeto se encerra em dezembro com o plantio das mudas nas áreas de nascentes do projeto Adote uma Nascente, da Secretaria de Meio Ambiente do município.
Na mesma data, em Sinop, alunos do Colégio Cooperativa Educacional Albert Sabin visitaram uma área verde situada próxima ao Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo, um espaço de preservação natural que desempenha papel importante na manutenção do ecossistema local. Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de observar a fauna e a flora da região e receber informações sobre as atividades de preservação e manejo realizadas no local.
Já no dia 26, o time de Meio Ambiente do Aeroporto Internacional de Cuiabá, em parceria com o Projeto Verde Novo, visitou a escola Aristides Pompeo de Campos. Os estudantes assistiram a uma apresentação do projeto, participaram do jogo interativo Rebojando e, em seguida, realizaram o plantio de mudas. Ao todo, foram plantadas sete árvores frutíferas, que em alguns anos produzirão frutos e sombra para a comunidade escolar.
“Estamos conseguindo criar uma agenda de eventos importantes para despertar a consciência ecológica nos jovens e em toda a comunidade próxima aos nossos aeroportos. Isso é importante também quando pensamos em resultados de longo prazo. No futuro, esses jovens terão a preservação do meio ambiente como algo natural e poderão disseminar essa ideia cada vez mais”, explica Lorena Costantini, coordenadora de Meio Ambiente da Centro-Oeste Airports.