Compartilhe
Em 27 de fevereiro, a primeira reunião semestral interna de 2023 da Comissão de Gerenciamento do Risco da Fauna reuniu gestores de todos os setores no Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon. O encontro, conduzido pela área de Meio Ambiente, tem o objetivo de apresentar as medidas adotadas para reduzir o risco de acidentes entre animais e aeronaves.
Para isso, foi compartilhado o levantamento realizado na área de Segurança Aeroportuária (ASA) para o primeiro semestre do ano de 2023 e, em seguida, realizado um comparativo entre os focos atrativos de fauna observados no segundo semestre de 2022 e agora. Os presentes também foram atualizados sobre a renovação do Plano de Manejo de Fauna, autorizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, a aprovação da peça Identificação do Perigo da Fauna – IPF, junto à ANAC, e o encaminhamento do PGRF – Programa de Gerenciamento de Risco de Fauna.
Segundo Lorena Costantini, Bióloga e Coordenadora de Meio Ambiente da COA: “A reunião, exigida pela ANAC, é fundamental para trabalharmos com todos os setores do aeroporto as melhorias necessárias e os avanços realizados na mitigação do risco de fauna, o que diretamente contribui com a segurança das operações aéreas e a preservação da natureza, com resultado extremamente positivo”.
Mais que cumprir as regras determinadas pelas autoridades que regulam a aviação, a COA acredita na importância de realizar ações que contribuam para que aviação e natureza compartilhem o mesmo espaço com respeito e segurança.