Foto: Patrícia Lanini – Divulgação Centro-Oeste Airports (COA)
Compartilhe
Sob a gestão da Centro-Oeste Airports (COA), o Aeroporto Internacional de Cuiabá e os aeroportos de Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta projetam fluxo intenso de passageiros no próximo mês. No total, a expectativa é de que mais de 280 mil viajantes sejam atendidos, entre embarques, desembarques e conexões, em mais de 2 mil voos comerciais previstos entre os dias 1º e 31 de dezembro nos quatro terminais aeroportuários.
Em comparação com a movimentação do mesmo período de 2024, quando cerca de 265 mil passageiros foram atendidos em 2.059 frequências da aviação comercial, a estimativa representa crescimento de 6% no volume de embarques e desembarques, com estabilidade no número de voos ofertados.
Maior terminal aéreo de Mato Grosso, o Aeroporto Internacional de Cuiabá, localizado em Várzea Grande, projeta receber mais de 235 mil viajantes no próximo mês, distribuídos em mais de 1,7 mil voos comerciais. O volume supera os números de dezembro do último ano, quando 221.589 passageiros foram atendidos em 1.727 frequências da aviação comercial, indicando aumento de 6% na movimentação.
No segundo semestre de 2025, o Aeroporto Marechal Rondon voltou a contar com voos diretos para o município de Sorriso (MT), além de ganhar reforço de frequências para Brasília (DF) e Porto Velho (RO). Desde 1º de outubro, o Programa de Incentivos Tarifários da Centro-Oeste Airports (COA) concede descontos de 99% nas tarifas de pouso, permanência e conexão, além de desconto de 40% nas tarifas de embarque às companhias aéreas que atendem aos critérios de elegibilidade da iniciativa, que tem por objetivo fortalecer a conectividade do estado.
No norte de Mato Grosso, o Aeroporto de Sinop, que recentemente superou toda a movimentação de passageiros registrada no ano de 2024 ao atender 407 mil viajantes de 1º de janeiro a 15 de novembro, a expectativa é de ainda mais viajantes no próximo mês, quando são esperados 39 mil passageiros entre embarques e desembarques nos 296 voos comerciais previstos entre os dias 1º e 31 de dezembro.
Em comparação com o mesmo período de 2024, a estimativa prevê crescimento de 6%. Em dezembro do último ano, o Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo atendeu 36.867 passageiros em 290 voos comerciais.
Na região sudeste do estado, o Aeroporto de Rondonópolis espera receber 16% mais passageiros e 21% mais voos durante o próximo mês. A expectativa é de que 4,3 mil viajantes sejam atendidos entre 46 voos com destino ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Em dezembro de 2024, o terminal aeroportuário recebeu 3,7 mil passageiros e 38 frequências da aviação comercial.
Já no extremo-norte mato-grossense, o Aeroporto de Alta Floresta espera fluxo estável de 2,5 mil passageiros nos 26 voos com destino ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

Na visão de Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da COA, as projeções demonstram o potencial dos quatro aeroportos como dinamizadores do turismo e do transporte aéreo na região Centro-Oeste do país. “Estamos muito contentes em poder receber mais viajantes em nossos aeroportos durante o próximo mês, que inicia o período de alta temporada de viagens de turismo e lazer. Nossa missão é permitir ainda mais conforto e comodidade aos passageiros. Com infraestrutura totalmente requalificada em Cuiabá e novos terminais de passageiros em Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta, além de investimentos importantes nas áreas operacionais, estamos preparados para o incremento da oferta de voos e para atender ainda mais viajantes nos empreendimentos sob nossa gestão”, avalia.
Com investimentos da ordem de R$ 570 milhões, a COA inaugurou, em 2024, novas instalações nos quatro aeroportos sob sua gestão. Em Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta, novos terminais foram construídos do zero, oferecendo espaços mais amplos, seguros e confortáveis. Já em Cuiabá, o aeroporto passou por requalificação completa, com modernização das áreas dedicadas ao uso dos passageiros, ampliação do mix comercial e renovação do sistema de climatização, elevando a qualidade oferecida aos viajantes em seus deslocamentos.