Pular para o conteúdo

Saiba mais sobre a coleta de resíduos nos aeroportos da COA

Compartilhe

O cenário da reciclagem no Brasil ainda enfrenta muitos desafios. Hoje, são gerados cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano no país, mas o índice de reciclagem por aqui está na somente casa dos 4%, de acordo com um levantamento da Abrelpe (Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais). Na Argentina, por exemplo, essa taxa chega a 16%, enquanto a Alemanha registra incríveis 67%.

É por isso que, quando o assunto é sustentabilidade, um pilar fundamental para a Centro-Oeste Airports (COA), a reciclagem ocupa posição de destaque, com coleta consciente de resíduos nos quatro aeroportos administrados pela concessionária.

No Aeroporto Internacional de Cuiabá, foram instalados coletores de lixo reciclável em posições estratégicas, para que garantir que os resíduos serão descartados corretamente, além dos coletores disponibilizados para lojistas e hangares.

Para assegurar que o processo de reciclagem de fato funcione, os materiais coletados são levados à Central de Resíduos do aeroporto e separados por categoria. Depois disso, uma cooperativa parceira da COA assume a destinação correta dos resíduos para empresas de reciclagem e outras unidades de tratamento.

Nos aeroportos de Rondonópolis, Sinop e Alta Floresta, o cenário é parecido, com uma série de coletores espalhados pelos ambientes. Os materiais, então, são cuidadosamente armazenados em contêineres até que empresas especializadas realizem a coleta e continuem o processo, fazendo a separação e o encaminhamento para a reciclagem.

Em todos os quatro empreendimentos, as equipes responsáveis recebem certificados que atestam o tratamento correto dos resíduos recicláveis. Aqui na COA, nos empenhamos de forma consistente para garantir que nossas operações sejam cada vez mais sustentáveis e contribuam para a preservação do meio ambiente!