Pular para o conteúdo

Turismo pelos Aeroportos da COA

Parque Florestal de Sinop. Fonte: Prefeitura Municipal de Sinop

Compartilhe

Sinop: Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo

O segundo maior aeroporto do estado e quinto maior da região Centro-Oeste em número de passageiros, o Aeroporto Presidente João Batista é administrado pela COA desde 2019.

Conhecida por diversas atividades relacionadas ao agronegócio, Sinop fechou 2021 com a primeira posição do maior PIB do agronegócio em Mato Grosso. No entanto, em matéria de turismo, a chamada “Capital do Nortão” não se resume apenas ao turismo de negócios e possui diversas atrações turísticas, que valem ser destacadas.

O Parque Florestal de Sinop, situado em uma área urbana central do município, conta com nascentes e com um lago de 30.000 metros quadrados. A mata nativa preservada garante a presença de aves, macacos, roedores, insetos, anfíbios e répteis nativos da região.

Uma lei de 2014 transformou o parque em Unidade de Conservação. Isso garante a preservação dos ecossistemas naturais existentes e tornam o local em fonte de pesquisas científicas e um polo no desenvolvimento de atividades de educação ambiental e de turismo ecológico.

Ainda na região central da cidade, o Museu Histórico de Sinop é considerado hoje uma das principais fontes de pesquisa e preservação da história do município. Objetos da época da fundação da cidade, como fotos, documentos oficiais, utensílios e objetos de famílias pioneiras na cidade fazem parte do acervo local. Fundado em 2008, o museu conta com quase dois mil itens.

O município é banhado pelo Rio Teles Pires. As águas são palco para diversas atividades de lazer, como pesca, canoagem e rafting. No local também é possível observar muitos peixes e a beira do rio conta com restaurantes. A Praia do Cortado é um dos principais pontos para banho na orla do rio e é bastante frequentada pela população local.

Rio cristalino e mata ciliar. Foto: Edson Grandisoli

Alta Floresta: Aeroporto Piloto Osvaldo Marques Dias

Localizada no norte do estado, a 830 km da capital Cuiabá, Alta Floresta é parte da região da Amazônia mato-grossense. Um dos principais destinos para a observação de pássaros do Brasil, é também conhecido pela prática de pesca esportiva.

O Parque Estadual Cristalino abriga mais de 500 espécies de aves catalogadas, assim como de répteis, anfíbios, mamíferos e peixes em abundância. Criado em 2000, o parque é lar do macaco aranha de cara branca, conhecido como coatá, símbolo do parque e espécie ameaçada de extinção.

O Porto de Areia no Rio Teles Pires é um importante ponto de recreação na região. Além dos atrativos naturais, a cidade conta com o Museu de História Natural de Alta Floresta, mantido pela Universidade do Estado do Mato Grosso (UneMat), uma opção de turismo localizada no centro da cidade.

Muitos hotéis e pousadas na região garantem um bom volume turístico a cidade, tendo o aeroporto como uma das principais portas de entrada do local.

Parque Ecológico João Basso. Fonte: Governo Federal

Rondonópolis: Aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco

Localizada a 210 quilômetros a sudoeste de Cuiabá, o município de Rondonópolis é um dos mais importantes polos de agronegócio do País. No entanto, a cidade também conta com opções de turismo cultural e de lazer que podem ser exploradas.

Com 50 mil metros quadrados, o Parque Encontro das Águas fica às margens do Rio Vermelho e é um importante polo de lazer da região. Ainda na região central da cidade, o Museu Rosa Bororo foi fundado em 1997 e fica instalado em um prédio histórico da cidade, que já abrigou, inclusive, a prefeitura do município. A história é preservada por meio de fotos, documentos e objetos.

O Parque Ecológico João Basso é uma importante opção de turismo verde. Área de preservação ambiental é formada por cachoeiras, grutas e inscrições rupestres, que tornaram o Parque em patrimônio arqueológico. É palco de estudos desde 1983, que demonstram que o local foi habitado há milhares de anos. Ainda no parque, a Cidade de Pedra, fechada para turismo, é outro importante marco local.

Localizada no entroncamento das regiões norte e sul do País, Rondonópolis possui o segundo PIB do estado e está entre os 100 maiores do Brasil.