Pular para o conteúdo

Aeroportos da COA movimentaram mais de 3,3 milhões de passageiros em 2022

Compartilhe

A movimentação de aeronaves e passageiros nos aeroportos administrados pela Centro-Oeste Airports (COA) apresentou grande crescimento em 2022: ao todo, mais de 3,3 milhões de pessoas embarcaram ou desembarcaram pelos terminais de Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta, aumento de 37% em relação ao mesmo período de 2021. A quantidade de aviões também foi maior: 48 mil pousos e decolagens, o que representa um acréscimo de 22%.

 

“Tivemos um verdadeiro ano de retomada na aviação comercial em Mato Grosso. Nossos aeroportos registraram aumentos significativos na movimentação de passageiros e aeronaves. Esse crescimento se deve, também, às melhorias realizadas nos aeroportos, como projetos, estudos e implantação de equipamentos, que culminaram na conquista de certificados operacionais importantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Este tipo de certificado possibilita, por exemplo, a operação por instrumentos sem restrição de aeronaves, além de habilitar os aeroportos a receberem qualquer aeronave homologada para operar em IFR (sigla em inglês para Regras de Voo por Instrumentos). Tudo isso possibilitou a atração de novos voos regulares aos terminais”, explica Marco Migliorini, diretor-presidente da COA.

 

O Aeroporto de Sinop registrou a maior movimentação de passageiros da sua história, com mais de 308 mil pessoas – aumento de 80% em comparação a 2021. O volume de aeronaves também cresceu: foram mais de 2,6 mil aviões – incremento de 67% em relação ao ano anterior. Já no Aeroporto Internacional de Cuiabá, o movimento de passageiros foi 38% superior ao do ano anterior, enquanto a quantidade de aeronaves superou as 44,3 mil, crescimento de 21%.

 

O Aeroporto de Rondonópolis recebeu número de aeronaves 16% superior (520 passaram por lá em 2022) e registrou aumento de 32% no movimento de passageiros, com mais de 42,6 mil embarques e desembarques. Por fim, no Aeroporto de Alta Floresta, número de passageiros foi 8% superior, somando quase 55 mil pessoas. Mais de 610 aeronaves passaram pelo aeroporto em 2022, crescimento de 15,76% em relação a 2021.

 

Projetos para 2023 

 

Para o atual ano, a COA tem um grande projeto de melhoria dos terminais aeroportuários em Mato Grosso. “As obras já se iniciaram. Além de modernizações e ampliações, os empreendimentos de Sinop, Alta Floresta e Rondonópolis terão novos terminais, totalmente remodelados e ampliados. Em Cuiabá, a ampliação e a modernização vão colocar o empreendimento entre os mais modernos, eficientes e confortáveis do Brasil”, finaliza Migliorini.