Foto: Patrícia Lanini – Divulgação Centro-Oeste Airports (COA)
Compartilhe
A Centro-Oeste Airports (COA), concessionária do Aeroporto Internacional de Cuiabá, deu um passo importante para fortalecer a conectividade aérea doméstica e internacional de Mato Grosso: o Programa de Incentivos Tarifários, uma iniciativa estratégica que oferece reduções nas tarifas aeroportuárias com o objetivo de estimular a ampliação de rotas, o aumento de frequências e a consolidação das boas práticas operacionais pelas companhias aéreas.
Desde 1º de outubro, o programa concede descontos de 99% nas tarifas de pouso, permanência e conexão às companhias aéreas que atendem aos critérios de elegibilidade. Entre os principais requisitos estão: a ampliação de rotas e frequências, a manutenção de elevados padrões de pontualidade e qualidade e o uso eficiente da infraestrutura aeroportuária. O programa também valoriza iniciativas de inovação tecnológica, sustentabilidade e compromissos com políticas ESG e descarbonização, alinhando-se às tendências globais de responsabilidade socioambiental e eficiência operacional.
A partir de 1º de novembro, o benefício será estendido também às tarifas de embarque, com desconto de 40%.
“Com essa política, buscamos criar um ambiente competitivo e colaborativo, que valorize quem aposta no crescimento sustentável do setor aéreo regional. Além de reconhecer as companhias aéreas pela eficiência e boas práticas, acreditamos no potencial do programa para ampliar a oferta de voos no estado, seja pelo aumento das frequências existentes ou pela criação de novos destinos, nacionais e internacionais. Estamos confiantes de que esse movimento vai ampliar a conectividade, gerar empregos e fortalecer a economia mato-grossense”, destaca Gabriel Magalhães de Carvalho, gestor Comercial, Financeiro e de Assuntos Estratégicos da COA.
Infraestrutura pronta para crescer
O lançamento do Programa de Incentivos Tarifários ocorre em um momento de consolidação dos investimentos que transformaram a experiência de quem utiliza o Aeroporto Marechal Rondon. Com uma infraestrutura totalmente modernizada, ampla e eficiente, a Centro-Oeste Airports reforça seu compromisso em criar condições favoráveis para o crescimento do tráfego aéreo e o fortalecimento da conectividade nacional e internacional.
Com investimentos de R$ 280 milhões da Centro-Oeste Airports, o terminal de passageiros foi completamente reformulado. O aeroporto agora oferece ambientes com mais conforto térmico, nova ambientação e sinalização moderna e acolhedora, além de novos conjuntos de sanitários com espaços família.

A sala de embarque foi ampliada em cerca de 39%, enquanto o saguão está 21% maior. Quem passa pelo local também pode usufruir de ampla diversidade de produtos e serviços graças à oferta de uma nova praça de alimentação e a inauguração de mais de 35 novos empreendimentos comerciais e de serviços, tornando o aeroporto um espaço cada vez mais completo e convidativo.
Entre as marcas presentes, destacam-se as operadoras de Lounges e Salas VIPs – WP Premium Group, Global Lounge e BRT Lounge –, além de grandes redes nacionais e regionais, como Chilli Beans, Kopenhagen, Bob’s, Spoleto, Corona, Fran’s Café, Pizza Crek, Brahma, Subway, Rei do Mate, Casa do Pão de Queijo, Louvada, Piticas e Nutty Bavarian.
Além das melhorias voltadas à experiência do passageiro, a COA também tem avançado em parcerias estratégicas que fortalecem o posicionamento do Aeroporto Internacional de Cuiabá como um hub logístico e de cargas.
Em parceria com a Arco Norte, empresa de reconhecida expertise na gestão e exploração de terminais de carga, a concessionária vem promovendo modernizações significativas nessa frente, com foco em eficiência operacional, ampliação da capacidade e atração de novos negócios. Essa atuação conjunta tem expandido os horizontes de investidores e projetado o aeroporto como um polo de referência no Centro-Oeste brasileiro.
Como exemplo, o empreendimento conta com operações regulares do Mercado Livre, o que reforça o papel estratégico no escoamento de cargas e produtos, agregando valor à economia regional e benefícios diretos à população mato-grossense.
As novidades seguem avançando, com novos empreendimentos e parcerias comerciais já em fase de implantação, o que destaca o compromisso da COA em ampliar o mix de opções e aprimorar continuamente a experiência dos passageiros e visitantes.
As intervenções também contemplaram adequações essenciais para a conclusão do processo de internacionalização do aeroporto, que passou a ter autorização oficial para operar voos para outros países, incluindo operações comerciais regulares, charter, de carga e táxi-aéreo, destacando o Marechal Rondon como um dos principais hubs do Centro-Oeste brasileiro.
No último mês de agosto, a COA também concluiu R$ 12 milhões em investimentos voltados à requalificação completa do pavimento de pista e taxiways, além de nova sinalização horizontal, melhorias que elevam os níveis de segurança e eficiência operacional.
Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da Centro-Oeste Airports (COA), destaca que a empresa mantém compromisso inegociável com o aprimoramento dos níveis de segurança, conforto e eficiência de suas infraestruturas. “Quem circulou pelo Aeroporto Marechal Rondon no último ano percebeu o salto de qualidade em conforto, segurança e conveniência. Após realizar investimentos que colocaram o terminal em um novo patamar de infraestrutura, avançamos em mais um passo importante com o Programa de Incentivos Tarifários, que estimula a atratividade de novos voos, com mais eficiência e sustentabilidade, a fim de ampliar a conectividade aérea no estado de Mato Grosso”, afirma.
O Programa de Incentivos Tarifários segue em vigor até 31 de dezembro de 2025, beneficiando as companhias aéreas que atenderem aos critérios de elegibilidade definidos pela concessionária