COA participa da reunião da Comissão Nacional de Risco de Fauna
Compartilhe
No último dia 20 de setembro, a Centro-Oeste Airports participou da reunião da Comissão Nacional de Risco de Fauna – CNRF – realizada no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR). No evento, Heverton Tiburski, analista de Meio Ambiente da concessionária, apresentou uma nova ferramenta desenvolvida para aprimorar as análises de risco de fauna nos aeroportos administrados pela COA. O objetivo é ampliar o conhecimento da empresa na área e auxiliar demais aeroportos e companhias aéreas do Brasil a mitigar possíveis riscos de atração de animais que possam oferecer riscos à operação dos aeródromos.
“O desenvolvimento dessa solução demonstra o comprometimento não apenas da Socicam e da COA, mas também das demais operadoras aéreas em contribuir para o aprimoramento do gerenciamento de risco de fauna, visando garantir a segurança nas operações aeroportuárias brasileiras e a preservação da fauna local”, comenta Tiburski, um dos responsáveis pela criação da nova ferramenta.
Representante da COA no evento, Tiburski acrescentou que o esforço em reduzir os riscos para a fauna local é o objetivo de todos os envolvidos na reunião. “Nesse ambiente de aprendizado mútuo, houve uma valiosa troca de informações entre os operadores aéreos e as demais empresas presentes. Com esses esforços conjuntos, espera-se um grande salto na gestão e na pesquisa relacionada nos próximos anos, beneficiando tanto a aviação quanto o meio ambiente”, conclui.