Colaboradores da COA se unem em prol da doação de sangue
Compartilhe
Entre janeiro e março deste ano, foram registradas 731.734 doações de sangue no Brasil; dessas, 19.827 aconteceram no estado de Mato Grosso, de acordo com informações do Ministério da Saúde.
A doação é indispensável em diversos momentos do atendimento médico: desde o socorro em situações emergenciais até o tratamento recorrente de doenças, como a talassemia, passando, ainda, por cirurgias de grande porte. Nesse sentido, doar sangue é um ato não somente de solidariedade, mas também de cidadania, já que contribui consideravelmente para a sustentabilidade dos serviços de saúde no Brasil.
Aqui na COA, realizamos anualmente campanhas de incentivo à doação nos quatro aeroportos que administramos em Mato Grosso, especialmente no mês de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue (14/06). E este ano não foi diferente.
Por meio do Projeto Primeira Decolagem, promovemos uma grande campanha interna para nossos colaboradores – que, em Alta Floresta, Rondonópolis e Cuiabá, reuniram-se para doar sangue em suas cidades.
Você também pode participar dessa grande corrente de solidariedade! Veja abaixo alguns dos requisitos para ser um doador:
- Ter entre 16 e 69 anos – no entanto, é necessário que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos. Os menores de idade precisam de consentimento formal do responsável legal.
- Pesar no mínimo 50 kg.
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
- Estar bem alimentado e evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.
- Caso a doação seja feita após o almoço, é necessário esperar 2 horas.
- Estar em boas condições de saúde.
Consulte o hemocentro mais próximo de você e, se possível, torne-se doador de sangue e ajude a salvar vidas!