Compartilhe
Em celebração ao Dia Mundial da Limpeza, a Centro-Oeste Airports participou de ações socioambientais em Alta Floresta, Sinop e Cuiabá em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, organizações não governamentais e comunidades locais.
No dia 15 de setembro, estudantes da Escola Estadual Dom Bosco e colabores da COA e da Secretária de Meio Ambiente, totalizando mais de 40 pessoas, participaram de um dia de coleta de resíduos na Nascente Saracura II, em Alta Floresta. O material retirado da região foi separado entre descarte e reciclagem e encaminhado para o destino correto.
No mesmo dia, funcionários da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mato Grosso assistiram a uma palestra sobre sustentabilidade e gestão de resíduos no Aeroporto Internacional de Cuiabá. Durante a ação, os palestrantes compartilharam visões e conhecimentos, proporcionando aos participantes uma perspectiva renovada sobre a destinação dos resíduos sólidos.
Na palestra, foram abordados temas cruciais, como a importância da reciclagem, a valorização dos materiais reutilizáveis e a relevância do trabalho dos catadores na cadeia de resíduos. Os palestrantes compartilharam histórias inspiradoras de sucesso, demonstrando como a dedicação e o comprometimento dos catadores podem fazer a diferença na preservação do meio ambiente e na promoção da sustentabilidade.
“A palestra no Dia Mundial da Limpeza serviu como um catalisador de mudança, inspirando-os a continuarem sendo os guardiões do nosso meio ambiente e a ampliar a compreensão de como cada ação que realizam contribui para um planeta mais limpo”, destaca Heverton Tiburski, analista de Meio Ambiente da COA e um dos palestrantes do evento.
Já em Sinop, o assistente ambiental Juscelino Nunes apresentou cinco palestras aos alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Cleufa Hubner. A ação teve como objetivo explorar a limpeza como processo de conscientização relacionado com o descarte inapropriado de resíduos sólidos, bem como sua destinação apropriada em processos de reciclagem. Os estudantes também aprenderam como o aeroporto ministra possíveis riscos que podem ser causados pelo descarte de resíduos de forma inadequada.
A participação em eventos sobre preservação ambiental e o compartilhamento de informações relevantes são maneiras concretas de conscientizar a população sobre as melhores maneiras de contribuir com a saúde das pessoas e do planeta.