Compartilhe
A Centro-Oeste Airports, em colaboração com a Escola Cleufa Hubner e a Escola Estadual Dom Bosco, realizou atividades com alunos de 5º a 7º ano do ensino fundamental e 1º ao 3º ano do ensino médio para celebrar o Dia Mundial da Vida Selvagem. As atividades foram voltadas para a conscientização sobre questões ambientais, importância da preservação da biodiversidade e impactos das atividades humanas sobre os ecossistemas naturais.
Em Sinop, foram apresentadas palestras para as turmas de 5º e 6º anos sobre o manejo de ocorrências com aracnídeos peçonhentos. Parte do Projeto Primeira Decolagem, promovido pelo setor de Meio Ambiente da COA, a iniciativa buscou educar a comunidade estudantil sobre as boas práticas no tratamento de acidentes com aracnídeos peçonhentos em residências, especialmente durante períodos chuvosos, e alcançou 156 pessoas, entre alunos e professores.
Em Várzea Grande, o Aeroporto Internacional de Cuiabá organizou uma palestra técnica voltada para alunos do 7º ano, abordando a maneira apropriada de lidar com a fauna silvestre. Durante o evento, os estudantes foram instruídos sobre a gestão de riscos associados à presença de animais no aeroporto, com foco especial em estratégias preventivas para minimizar possíveis confrontos entre fauna e aeronaves. Também foi destacada a importância da participação da comunidade local na redução dos riscos.
Já em Alta Floresta, a equipe do aeroporto organizou uma palestra para alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e abordou temas como identificação e manejo da fauna silvestre no aeródromo, bem como a importância da colaboração da sociedade na conservação da vida selvagem. O evento também destacou o tema proposto pela ONU para o ano de 2024 – “Conectar pessoas e planeta: explorando inovação digital na conservação da vida selvagem” –, enfatizando a relevância das pequenas ações individuais que, somadas, contribuem significativamente para um resultado coletivo e maior.