Compartilhe
Ruídos aeronáuticos, comuns para quem vive nas proximidades de aeroportos, são os sons gerados pelas operações de pouso, decolagem e manobras de aeronaves nas áreas aeroportuárias. Esses ruídos variam conforme o modelo da aeronave, o número de operações diárias e o tipo de manobras realizadas, entre outros fatores.
O tema é tratado pelo Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 161, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que define os Planos de Zoneamento de Ruído de Aeródromos (PZR). Esse documento representa geograficamente a área de impacto dos ruídos gerados pelas operações nos aeroportos e, com o ordenamento das atividades nesses espaços, busca equilibrar o desenvolvimento aeroportuário com a qualidade de vida das comunidades ao redor.
Aqui no site da Centro-Oeste Airports (COA), os interessados pelo assunto podem encontrar informações sobre os ruídos aeronáuticos do Aeroporto Internacional de Cuiabá no menu superior em “COA Cuiabá”, dentro da seção “O Aeroporto”. Nessa página, é possível verificar os seguintes tópicos:
- Curvas de ruído: documento completo contemplando as curvas de ruído do Aeroporto Internacional de Cuiabá.
- Reuniões da CGRA: todas as atas de reuniões da Comissão de Gerenciamento de Ruído Aeronáutico (CGRA) com a participação de representantes do aeroporto, órgãos municipais e outras entidades pertinentes.
- Relatórios: relatórios emitidos periodicamente relacionados ao monitoramento de ruído.
- Informes e alterações operacionais: divulgação de informes e eventos sobre o tema.
- Contato para reclamações ou consultas: espaço para envio de dúvidas, reclamações e outras manifestações sobre ruídos aeronáuticos.
Sobre o contato para possíveis reclamações ou consultas, vale pontuar que o devido tratamento das manifestações ocorre por meio da Ouvidoria. Para registrar uma reclamação, o autor deve informar endereço, CEP, coordenadas geográficas e telefone de contato.