Pular para o conteúdo

Turismo pela COA – Sinop

Compartilhe

Sinop: Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo

O segundo maior aeroporto do estado e quinto maior da região Centro Oeste em número de passageiros, o Aeroporto Presidente João Batista é administrado pela COA desde 2019.

Conhecida por diversas atividades relacionadas ao agronegócio, Sinop fechou 2021 com a primeira posição do maior PIB do agronegócio de Mato Grosso. No entanto, a chamada Capital do Nortão não se resume apenas ao turismo de negócios, e possui diversas atrações turísticas, que valem ser destacadas.

O Parque Florestal de Sinop, situado em uma área urbana central do município, o parque conta com nascentes e com um lago de 30.000 metros quadrados. A mata nativa preservada garante a presença de aves, macacos, roedores, insetos, anfíbios e répteis nativos da região.

Uma lei de 2014 transformou o parque em Unidade de Conservação. Isso garante a preservação dos ecossistemas naturais existentes, tornam o local uma fonte de pesquisas científicas e um polo no desenvolvimento de atividades de educação ambiental e de turismo ecológico.

Ainda na região central da cidade, o Museu Histórico de Sinop é considerado hoje uma das principais fontes de pesquisa e preservação da história do município. Objetos da época da fundação da cidade, como fotos, documentos oficiais, utensílios e objetos de famílias pioneiras na cidade fazem parte do acervo local. Fundado em 2008, o museu conta com quase dois mil itens.

O município é banhado pelo Rio Teles Pires. As águas desse rio são palco para diversas atividades de lazer, como pesca, canoagem e rafting. No local, também é possível observar um grande volume de peixes e desfrutar de serviços de alimentação dos restaurantes localizados à beira do rio. A Praia do Cortado é um dos principais pontos para banho na orla do rio e é bastante frequentada pela população local.